Dicionário Achan

Cansado de tentar confabular com essas criaturas e não entender nada do que eles dizem? Tudo o que você precisa saber para se comunicar com seu Achan favorito está aqui, a sua disposição.

 

Segue abaixo as expressões estatisticamente mais usadas pela instituição Achan. Use por sua conta e risco:

 

Achan

    Força de trabalho do Ministério. Também conhecido como Estagiário Nivel 2, O Passa-pra-um-Chefe-que-Resolva-meus-Problemas, entre outros.

 

Agito
    Reunião de duas ou mais pessoas, usada sozinha ou em união com a descrição da mesma. Relativo tanto a um evento lúdico (“Vamos no agito casa da Julie?”) quanto a qualquer outra coisa (“Partiu agito pagar boleto no Bradesco?”).

 

Asterisco
    Expressão ofensiva para “Anus Humano”. Usando geralmente em forma de ameaça (
"Vou comer o asterisco de quem nao aparecer no agito domingo!").

 

Bacon
    Gordura subcutânea do porco, usada em culinária. Importante fonte de energia Achan e causa direta de inúmeros agitos Achan (“Não aguento mais isso aqui, preciso de um pouco de bacon. Partiu Iguatemi?”)

 

Bagarai
    Forma preguiçosa da expressão “Pra Caralho”, usado para intensificar sentimentos (“Pô, esse cara é chato bagarai!”)

 

Baldo

    Unidade de medida Achan. Equivale ao tempo necessário para que os 8 planetas do Sistema Solar se alienhem com Alfa e Beta do Centauro + com a Lua, Deimos, Europa e Titan dentro da conjunção (conhecido popularmente como "Tempo pra caralho"). Por convenção: 1 Baldo = 1/4 Milênios.

 

Bestial

    Expressão inserida no vocabulário achan por Big H em um almochan incerto e logo passou a ser usada para definir os links do hugão® devido à reação que os mesmos provocam nos achans desavisados que clicam no primeiro link que surge em sua frente. Se você já foi vítima de um link do hugão®, cuidado, vc cai em qualquer cilada. Bestial também é uma expressão de intensidade e realce, pode ser combinada com "jebonáutico". Bestial também é o oposto de "Sensual".

 

Bonde

    Unidade de medida Achan. Equivale a um meio de locomoção necessário para levar Achans confortavelmente a um evento, classificado pelo horário de sua saída ou por seu destino final ("Baldo e o pessoal do quarto andar vão para o shopping no Bonde 18h30. Eu vou ter que ficar até mais tarde no trabalho, integrarei com a Julie e o PT o Bonde 19h00" "Putz, nem vai rolar o agito hoje, tenho que ir pra casa agora... Partiu Bonde Sobradinho, alguém?"). Por convenção: 1 Bonde = 1 Carro com 5 Achans.

 

Bolão Maroto

    Um Anel do André.

 

Bolha

    Referente a New Super Mario Bros Wii: Proteção individual Achan. Consiste em se precaver e não participar diretamente dos fatos de seu interesse, deixando outra pessoa correr os riscos para que, quando a ação estiver concluída, começar a atuar ativamente nela ("Eu queria ir no show do Gun's esse fim de semana, mas a bilheteria deve estar uma muvuca." "Deixa isso, eu pedi pra Fuluno ir lá comprar os ingressos, eu tô só na bolha esperando.")

 

Brilhou
    Expressão Achan de concordância, aceitação e entusiasmo (“Pô, você viu o novo filme do Nic Cage?” “Se eu vi? Brilhou demais!”)

 

Brinks
    Denominação de Achans Femininas para “Brincadeira”. Usada para contradizer a ultima sentença dita, geralmente por motivos lúdicos (“Acho que aquele gatinho está de olho em você... Brinks!”)  Vide também Gela e De Leve.

 

Cagar
    Não dar a mínima para certa pessoa ou situação (“Estou cagando para o que você tá dizendo!”)

 

Caô
    Mentira. Usada excessivamente por Achans por motivos lúdicos sempre que ouvem uma história minimamente inverossímil (“Estou falando sério, eu fiz isso mesmo.” “Caô.“ “Eu juro!!!” “Caô.” “Tá me chamando de mentiroso? Vou te descer o cacete, viu?” “Caô.”)

 

Canal do Baldo
    Lugar onde a merda desemboca, local de origem da cidade de Natal.

 

Capiroto
    Denominação Achan para “Lúcifer, o Anjo Caído”.

 

Carro a vista
    Denominação de André para “Esbanjar dinheiro”.

 

Catraca
    Pequeno portão que permite a passagem de apenas uma pessoa por vez permitindo o controle de acesso a ambientes restritos. Denominação Achan para “Ponto de partida de Almoço”, também usada como verbo (“Já está na hora do almoço? Catraquei!”)

 

Chorar
    Expressar forte emoção, tanto de felicidade quanto de tristeza. Usada também na forma “ChoreiLitros” e “Chorei lagrimas duplas”.

 

Cilada
    Denominação Achan tanto para “Favor de Chefe” quanto para "Roubadas da Vida".

 

50+ (Cinquenta Mais)
    Achans que ingressaram no grupo depois de 2009. Vide também Segregação.

 

Colete
    Peça de vestimenta que confere elevado grau de sensualidade e gatinice ao usuário. Também chamado de armadura do pegador ou veste do galã.

 

Comprar Caderno/Comprar Cadeado/Pagar Conta no Itaú
    Denominações Achan para “Almoço de Duas Horas”.

 

Cooperação
    Vide Cilada.

 

Comofas?
    Denominação disléxica  de Achans Femininas para “Como faz?”. Relativo a dúvida sobre como proceder em determinada situação (“O Bono vai estar aqui na semana que vem e eu não vou poder ir no show dele! E agora, comofas?”)

 

De cú é Rola
    Forma brusca de terminar uma conversa Achan indesejada, geralmente pegando o assunto em questão de juntando-o a expressão, de forma a causar choque no ouvinte e faze-lo calar a boca (“Não quero nem saber, eu preciso daquele e-mail.” “E-mail de cú é rola!” “...”) Usado repetidamente por motivos lúdicos.

 

De leve
    Forma de suavização da ultima sentença dita por um Achan, usada tanto para não chocar o ouvinte quanto para motivos lúdicos (“Cara, pensando bem, eu até que te respeito. De leve.”).

 

Doha!
    Denominação da Limão para “Discordo de você”.

 

Dorgas

    Forma disléxica do vocábulo "Drogas", alegada como motivação de ato de falta de noção Achan.

 

Encontrar Palha
    Discordar ou desaprovar comportamento Achan. Usada na forma “Acho palha”, “achoplalha” e “achopalha.com”.

 

Expressão de Realce (Do amor, da loucura, da paixão, do destino, da fúria, da emoção, etc)
    União de um substantivo qualquer dito por um Achan com uma das expressões listadas, usada unicamente para motivos lúdicos e independentes de qualquer sentido (“Fala, Ptzão da paixão! Como que você tá?” “Ainda está aqui no departamento do amor e da loucura?” “Estou morrendo de fome... Partiu catraca da fúria?”)

 

Fail

    Denominação Achan para "Existência". Usado como forma de desabafo ("Putz, o cara me deu o cano no fim de semana. É muito fail...").

 

Falar com o Batman
    Forma brusca de terminar uma conversa Achan indesejada, mostrando a palma da mão, erguendo os dedos mindinho e indicador e fechando os três restantes. Formas alternativas de encerrar uma conversa incluem “Falar com o Vingador” (erguendo apenas o dedinho mindinho e fechando os outros quatro) e “Falar com a Uni” (erguendo apenas o dedo médio).


Fanfarrão
    Aquele do qual se discorda (“Mas esse Baldo é um fanfarrão mesmo...”).


Fanfarraum
    Denominação de Lili para “Fanfarrão”.


Farofa
    Agitos de baixa qualidade ou séria restrição orçamentaria. Também usada como verbo (“Vou farofar no fim de semana”) ou para denominar pessoa que gosta deste tipo de reunião (“Deixa de ser farofa, PT!”)


Frangar
    O pecado capital mor dentro da religião Achan, consiste em deixar de comparecer a agitos em favor de terceiros, por preguiça, para “estudar” ou por ter “amigos” melhores e menos problemáticos. Utilizado tanto para avisar sobre a desistência ("Franguei o agito cinema hoje, pessoal!") quanto para ameaçar ("Se frangar comigo de novo, eu te arrebento, seu filho de um capiroto!").

 

Fura-olho
     Substantivo. Ser de elevada beleza e sabedoria, que, injustamente, é acusado frustrar as empreitadas românticas alheias.


Gatinice
    Índice de beleza física masculina.


Gela
    Sinônimo de Brinks, usada para contradizer a ultima sentença dita por motivos lúdicos. Pronuncia-se “Geeeeela”. Conforme a gravidade da expressão a ser contradita o Gela pode assumir diferentes formas, tais quais: Ar Condicionado (Nivel 1), Geladeira (Nivel 2), Iceberg (Nivel 3) e Meteoro de Gelo (Nivel 4).

 

Geral Geral

    Denominação Achan para "Unanimidade" e correlatos ("Geral Geral concordou em assistir o filme do Nic Cage depois das nove. Vamos comprar os ingressos pela net.")

 

Gogogo
    Sinal dado quando está na hora de partir para algum lugar, geralmente para a catraca. Implícito a esse termo está a seguinte idéia: "Vamos todos RIGHT NOW, menos o PTzão, que ainda vai demorar 37 minutos".

 

Glugluglu

    Mentira, blefe ou tapeação. Vide "Caô".

 

Hadouken

    Técnica de combate Achan. Consiste em planejar algo contra injustiça pré-estabelecida de outrem e usa-la no momento oportuno, geralmente com o fato surpresa de forma a atordoar o praticante da injustiça ("Não aguento mais trabalhar aqui, o povo não passa informação direito e esse horário é ridículo! Mas tem um cara que quer trocar de setor comigo, vou dar o Hadouken por aqui amanhã mesmo.")

 

Iau

    Ponto final de uma conversa entre um achan masculino e um feminino ("Você está errada e sabe disso..." "Estou nada, você sabe que eu entendo disso muito mais disso do que você jamais vai saber. IAU!" "...")


Jacob "Sem-Camisa" Black
    Personagem da série de livros Twilight, um dos deuses do mundo Achan feminino e constante comparativo de qualidade visual masculina. Quando criança, o pequeno menino-lobo adquiriu uma severa alergia a qualquer tipo de tecido que entrasse em contato com seu torso. Após o processo de adaptação, a temperatura do seu corpo se elevou, de modo a permitir que ele fosse hotter than Edward, o vampiro emo. Jacob, no entanto, sempre sofreu tentando mostrar que não era apenas um torso espetacularmente esculpido pelos deuses gregos da simetria e do bronzeado, mas que também tinha um rosto lindamente hipnotizante e um sorriso matador. Dizem que o termo "Jacob" pode ser utilizado também na versão "Com-Camisa", porém, tal qual o Yeti, jamais foi visto.


Jebonáutico
    De grande tamanho ou intesidade (“Putz, o trabalho aqui está jebonáutico, não dá pra sair agora”).


Lego
    Unidade de medida Achan. Equivale à distribuição de Achans em excesso dentro de um carro durante a hora do almoço, consideradas as diferenças de tamanho entre os mesmos e o fato que o Pio jamais se sentará no banco da frente. Por convenção: 1 Lego = 1 Carro com 6 Achans.

 

Limão

    Unidade de medida Achan. Equivale ao ideal de massa cobiçado pelas garotas achans do Ministério, com o uso ou não de dorgas para chegar até ele. Por convenção: Uma Limão = 46kg.

 

L&R

    Luxo & Riqueza. Denominação Achan para eventos e agitos (na maior parte das vezes envolvendo alimentação) cujo gastos excedem o estipulado razoável pelo salário recebido (atualmente qualquer almoço que custe mais de R$15). Citações especiais para o Evento Tequila Quartas-de-Final da Libertadores, cuja conta consistiu de R$6 de comida e R$55 de bebidas por PESSOA, e para o Baldo, que conseguiu gastar mais de R$100 em um único bife (bebidas não inclusas).


Mais Louco que o Batman
    Desequilibrado, Maluco, Achan sem Noção.


Maroto
    Malicioso e espertalhão. Usado tanto como elogio quanto como ofensa (neste caso, geralmente é usado junto com fanfarrão (“Mas é mesmo um maroto fanfarrão esse garoto...”). Também usado nas formas “Marotagem” e “Marotice” para se referir à instituição em geral.


Miguxaria
    Instituição sobre a qual a comunidade Achan se desenvolve.


Milton Santos
    Famoso geógrafo brasileiro, destacado por seus trabalhos em diversas áreas da Geografia, em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo. Citado inumeras vezes entre os Achans como um modelo a ser seguido em uma situação adversa. Também conhecido como Silton Mantos, Nilton Prantos, Cilton Vantos, Filton Cantos, Gilton Bantos, Tilton Quantos, etc...

 

Mimimi

    Denominação Achan para "Seu argumento é inválido" ("Você fica ai de mimimi e não se decide se vai pra festa ou não... Acorda, garota!").


Mongol
    Denominação da Varão para “Ser Humano”.


Nem li
    Denominação Achan para “Seja sucinto, ou não falo mais contigo”.


Nicolas Cage
    Nome artístico de Nicholas Kim Coppola, ator norte-americano de extrema sensualidade e expressividade cativante. Com seu cabelo de pássaro ensinou Hollywood a fazer filmes de ação, como “A Rocha” e “A Outra Face”, onde atua como John Travolta melhor que o próprio Travolta. Mundialmente célebre por cenas que marcaram a História do cinema, como o dedilhar na guitarra no início de “A Rocha”, a fala sobre amor e esperança enquanto ardia em chamas em “Kick Ass” ou a decisão fria, calculista e lógica de roubar a declaração da independência americana em “National Treasure”. Um dos deuses do Mundo Achan.


Noção
    Senso médio mínimo de convivência social, atributo escasso a grande parte dos integrantes do Mundo Achan.

 

Ofchan
    Segunda força de trabalho do Ministério. Também conhecido como Estagiário Nivel 3, Achan-que-Ganha-Mais, entre outros.

 

Ô, lá em casa, hein...

    Denominação Achan para "Boa tarde".


Partir
    Aceitar, geralmente usado junto com a expressão Agito. Usado tanto para se convidar (“Partiu agito buteco xexelento?”) quanto para aceitar um convite (“Buteco xexelento? Partiu!”)


Peitholas
    Denominação do pai do Gus para “Seios”. Também chamado de “Busto” (pelo PT), “Tetas” (por agrônomos) e “Dragon Balls” (pelo Baldo)


Pilhar
    Sinônimo de Partir, usado nas mesmas situações (“Pilha agito Triângulo Achan na Europa?” “Eu pilho.”)


Pioland
    Taguatinga.

 

Pittsburguer
   
O pittsburguer é uma antiga lenda narrada pelos índios potiguar aos portugueses na época da colonização das Américas. Falava de uma lanchonete cujos petiscos seriam todos feitos de ouro maciço e cujos molhos existiriam em quantidades inimagináveis. A lenda do pittsburguer permanece viva no imaginário potiguar, embora a comunidade científica já tenha descartado a existência do local.


Prontofalei
    Expressão de desabafo de Achans Femininas.


PT

    Unidade de medida Achan. Equivale a massa necessária para achans masculinos manterem sua forma corpórea e pulso sanguineo sem o auxilio de aparelhos. Por conveção: 1 PT = 56Kg.

 

Ptland

     Planaltina.

 

Quadradinho
    Sexo, drogas e bebedeira.

 

Quejo na Rocha

    Variação sem-noção de "Nic Cage em A Rocha", criada pelo Gus. Usado como descrição de algo do qual não se tem idéia para uma pessoa que entende menos ainda o que está acontecendo ("Então, vamos no agito patinação parque-da-cidade amanhã?" "Vamo, vai ser queijo na rocha!" "o.o?" "o.o?").

 

Ritinha-Sabe

    Estado de total percepção da mente, o qual, após alcançado, consegue precisar com absoluta exatidão os maiores mistérios da história da humanidade. O nome foi dado em homenagem a Ritinha, primeira a alcançar tal estado, e usado para saber: "Qual a grande novidade do Ao Leu", "Quem matou J.F.K", "O que fizeram com os 15 Croquinhos faltantes do lanche do Pio", "Que fim levou Amelia Earhart", "Qual é a localização exata de Atlantis", "Quando o Gus finalmente vai sair em transitória" e "Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha".


Será?
    Vide Gela e De leve.


Segregação
    Ato de excluir, propositalmente ou não, pessoas de um evento Achan ou ato lúdico de qualquer espécie. Inicialmente usada contra os 50+, a expressão atualmente tem um alcance mais amplo, sendo aplicada a qualquer Achan merecedor de semelhante destino.


Sensual
    Denominação Achan para “Qualquer coisa”,  em sentido positivo (“Hmm... Muito sensual esse bacon” ou “Há sensualidade nessa loja.”). Vide Expressão de Realce.


Tchuca
    Higienização do anus com mangueira e água, geralmente para fins sexuais. Referente também a “Qualquer coisa” para Achans, em sentido depreciativo (“Seu filho de uma tchuca!” ou “Que tchuca de trabalho é esse?!”). Também conhecido como “Dark-Sensual”. Vide Expressão de Realce.

 

True Story

    Expressão da mais pura cara-de-pau achan, usada pra reforçar uma história notadamente falsa. Se você caiu num conto cujo final era "true story", vide "glugluglu".


Tujura?
    Expressão de descrença Achan, forma feminina de “Caô”.


Wrow
    Expressão de realce Achan para qualquer coisa minimamente sexual.


Xexelento
    Denominação do Hugão para “Indigno”.


Xununu
    Denominação do Gus para “Algo Especial e Muito Amado”. Complemento do pai do Gus para “Peitholas”.


Zé Droguinha
    Denominação do Ao Leu para “Dependente Químico”.

 

0800 (Zero Oitocentos)

    Ofensa gratuita, geralmente merecida pelos antecedentes do ofendido em questão.

 


By Pio da Fúria e da Emoção

e Limão, sempre adocicando sua vida

 

Tópico: Dicionário Achan

...

Slash | 01/02/2011

Coletes are cool, but how awesome are top hats? I'll answer: waaaaay too awesome ! XD

Vcs ... Ah!!!

Tati | 05/08/2010

Vcs ... são FOOODA!!! Brilhou bagarai!!! AMO!! Prontofalei.

Novo comentário